IPTU 2024

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

LAVAGEM do AMPARO será neste domingo 27...


Os festejos em homenagem a Nossa Senhora do Amparo, padroeira de Valença, têm início neste domingo (27), com a tradicional Lavagem. O cortejo da prefeitura sairá da Praça Admar Braga Guimarães, com concentração às 7h30min, com destino ao Alto do Amparo.

Mantendo a tradição, a prefeita Jucélia Nascimento irá acompanhar o cortejo, juntamente com toda sua equipe de governo.

Considerada a principal manifestação popular do município, o ritual que se repete todos os anos, sempre no último domingo que precede o início do novenário, reúne milhares de pessoas. O cortejo é comandado por baianas com trajes típicos - turbantes, saias engomadas, braceletes e colares - carregando vasos com flores e água de cheiro. Atrás delas vem uma multidão de fiéis, tendo no branco, que é a cor de Oxalá, a vestimenta predominante.

Depois, a procissão chega até a escadaria do templo, onde muitos outros fiéis já estão esperando. Originalmente o interior da Igreja era lavado, mas hoje a água é ritualmente derramada nas escadarias da Igreja num gesto simbólico de purificação. As baianas molham com água de cheiro os degraus, onde também depositam flores, enquanto entoam cânticos e saúdam os orixás.
(ASCOM - Governo de Valença)

Nenhum comentário:

Postar um comentário