IPTU 2024

sexta-feira, 28 de junho de 2013

Deputado Federal Natan Donadon se entrega à PF

O deputado federal Natan Donadon, que acaba de ser expludo do PMDB-RO, se entregou à Polícia Federal de Brasília no fim da manhã desta sexta-feira (28). Fontes da Polícia Federal confirmam este fato.

Ele é o primeiro parlamentar que no exercício do cargo teve prisão ordenada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) desde a Constituição de 1988.
De acordo com a assessora de Donadon, Tatiana Soares, o deputado se entregou à polícia em uma avenida de Brasília (L2 Sul). Ele queria evitar ser exposto diante de jornalistas que estão na portaria do prédio da superintendência da Polícia Federal. Segundo a assessora, foram ao encontro de Donadon o superintendente da PF no Distrito Federal e um delegado.

Tatiana afirmou ainda que o deputado foi encaminhado ao Instituto Médico Legal para exame de corpo de delito. 

Donadon foi condenado em 2010 pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 13 anos de prisão por peculato e formação de quadrilham, mas recorria em liberdade. Na quarta (26), o Supremo negou o último recurso possível e expediu o mandado de prisão.

O deputado deve ser levado para a custódia da Polícia Federal no presídio da Papuda. A expectativa é de que ele continue na penitenciária, já que a ministra Cármen Lúcia decidiu que a pena será cumprida em Brasília.

Durante toda quinta-feira, a PF realizou buscas e monitorou vários pontos de Brasília, e também pessoas ligadas a Donadon. A equipe de buscas foi reforçada e agentes procuraram o parlamentar em Porto Velho e Vilhena, em Rondônia.

Apesar de estar preso, Natan Donadon continua deputado federal. Ele é alvo de processo na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados que pode levar à cassação de seu mandato. Se for aprovado na comissão, o processo de cassação segue para o plenário da Câmara, que decide se decreta ou não a perda do mandato.

A perda do cargo será decidida na Câmara, uma vez que, durante o julgamento de Natan Donadon em 2010, os ministros não discutiram a questão. No caso do processo do mensalão, porém, o STF decidiu pelas cassações dos mandatos dos parlamentares condenados sem necessidade de votação na Câmara.

Donadon foi considerado culpado pelo Supremo em outubro de 2010 por supostamente liderar uma quadrilha que desviava recursos da Assembleia Legislativa de Rondônia. Os desvios teriam ocorrido entre 1995 e 1998, num total de R$ 8,4 milhões. A condenação foi decidida por 7 votos a 1, com pena de 13 anos, 4 meses e 10 dias de prisão em regime fechado, além de multa.

O advogado do deputado, Nabor Bulhões, afirmou na quarta que discorda da posição tomada pelo STF. Para ele, a pena do deputado não poderia ser diferente da de outros réus condenados pelos fatos em outros tribunais. "Não se pode manter uma condenação definitiva de alguém que é partícipe, de uma pena de 13 anos, quando os autores foram condenados a 4 anos com a conversão da pena restritiva de liberdade em restritiva de direitos", disse.

Natan Donadon foi condenado pelo STF em 28 de outubro de 2010. Um dia antes, no dia 27, ele renunciou ao mandato que exercia. Ele, porém, já estava eleito para um novo mandato e tomou posse em 2011.
(G1 e Terra)

Nenhum comentário:

Postar um comentário