+ DE 20 obras

sexta-feira, 5 de abril de 2013

CDL de Valença lança projeto para diminuir a inadimplência no comércio

A inadimplência no comércio brasileiro em fevereiro cresceu quase 7%, em comparação ao mesmo período em 2012, de acordo com dados do SPC Brasil (Sistema de Proteção ao Crédito) e da CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas).

Preocupada com o crescimento da inadimplência, a diretoria da ACE/CDL levou para aprovação em Assembleia Geral, na última terça-feira(02), o projeto Casa de Conciliação, que apresenta a possibilidade jurídica, portanto, ética e legitima, de serem criados grupos mediadores para atuar buscando a solução individualizada de cada caso de inadimplência, como também atuando como educadores jurídicos incidentes no comércio, a fim de aprimorar a proteção dos estabelecimentos comerciais e ao mesmo tempo disseminar a cultura de uso consciente do crédito aos consumidores.

As empresas associadas às instituições ACE/CDL, poderão cadastrar a relação com informações dos seus devedores na Casa de Conciliação, que funcionará no espaço da ACE/CDL de Valença, e em seguida os devedores serão convidados a uma sessão de conciliação. Durante a conciliação, credores e devedores discutirão a melhor proposta para os lados, através da mediação de um advogado e estudantes de cursos superiores da cidade, preferencialmente do curso de direito.

A proposta da ACE/CDL é agilizar a negociação das dividas, de forma legal e judicial, em menor espaço de tempo, já que o caminho judicial já não se mostra capaz de ser a única via combatente deste problema. O projeto, que já foi aprovado, segue agora para os últimos ajustes. As empresas associadas deverão ser convidadas a participar da Casa de Conciliação assim que o projeto estiver pronto para entrar em ação.
(Cristiane Pires - Comunicação ACE/CDL Valença)

Nenhum comentário:

Postar um comentário