IPTU 2024

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Governo anuncia alta do percentual do etanol na gasolina

Com mais etanol no combustível, a mistura fica mais barata. Produtores acreditam que a gasolina mais cara pode impulsionar o mercado de etanol...

Um dia depois do aumento nos preços dos combustíveis, o governo anunciou a alta do percentual do etanol na gasolina. Depois de uma reunião a portas fechadas, o ministro de Minas e Energia fez o comunicado.

“Nós vamos antecipar para 1º de maio a elevação da mistura de 20% para 25%. Imaginava-se a hipótese de aumentar a partir de junho”, afirmou Edison Lobão. A medida é uma tentativa de tentar reduzir o aumento dos preços da gasolina para o consumidor, anunciado na terça-feira (29) pela Petrobras.

Com mais etanol no combustível, a mistura fica mais barata, já que a concentração da gasolina, que é mais cara, cai, e aumenta a do etanol, que é mais barato. O ministro disse ainda que acertou com os produtores de etanol a alta na produção. “O setor nos garantiu de mãos juntas que dará conta”, afirma Lobão.

No interior de São Paulo, a expectativa é de que a nova realidade de preços faça renascer o mercado de etanol. Muitos usineiros que apostaram no lançamento do carro flex ainda não viram o retorno do investimento.

Na região de Ribeirão Preto, uma das maiores produtoras de cana do país, três usinas fecharam. Em 2012, a queda no faturamento chegou a quase 7%, por causa da flutuação cambial, que reduziu o lucro com as exportações de açúcar, e pelo aumento dos custos da produção de álcool.

Os produtores acreditam que a gasolina mais cara pode impulsionar o mercado de etanol. “A tendência é melhorar porque aumenta a produção de etanol, e com isso, também, automaticamente o mercado ajuda o nosso preço a subir. Com isso, melhora nossa produção, melhora nossa rentabilidade, porque faz dois anos que nós estamos amargando prejuízos. O produto acompanha, vai acompanhar o preço da gasolina e isso vai melhorar para todos no setor”, diz Antonio Tonielo Filho, dono de usina.

O economista Fábio Romão, da LCA Consultores, lembra que o consumidor deve ficar mais atento na escolha entre álcool e gasolina. “No primeiro momento, compensará usar etanol. Em seguida, como a gente acredita que o etanol vai acompanhar a gasolina, provavelmente novamente vai voltar a valer a pena usar gasolina”, diz.
(G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário