+ DE 20 obras

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Fórum de Agricultura Familiar de Valença aponta caminhos para a transformação da realidade do pequeno agricultor

Clique na imagem para AMPLIÁ-LA...
Os aplausos direcionados à Prefeita Jucélia Nascimento, quando da sua chegada ao Auditório da CDL/ACIV na manhã desta segunda-feira (21), para participar do FÓRUM DE AGRICULTURA FAMILIAR DE VALENÇA, demonstrou o espírito dos mais de 300 participantes para com o evento. O Fórum, uma iniciativa da Secretaria de Agricultura de Valença, se transformou em mais um marco do novo governo. A nova equipe da Secretaria, que tem à frente o Vice-Prefeito Joailton de Jesus e conta com a colaboração de José Veloso, diretor de Agricultura Familiar e Silvana Menezes, gerente Municipal de Cadastro Rural, apresentou aos presentes um slide com as propostas que a nova equipe já começou a construir. A criação do Balcão de Atendimento, onde a Prefeitura vai auxiliar o homem do campo na legalização fundiária e de documentos, como: ITR, IR, PRONAF, DAP, RAIS, etc., dando encaminhamento; fazer um diagnóstico da cadeia produtiva e servir de elo entre os agricultores e o comércio, foi recebido com entusiasmo pelos presentes. 

Com as presenças diversos segmentos, com representantes de associações rurais, federações, entidades financeiras e 12 dos 15 vereadores, o Fórum é o primeiro passo para a reestruturação da Agricultura Familiar no município. 

A Prefeita Jucélia Nascimento voltou a pedir a participação de todos para buscar a tão sonhada transformação do município. “A gente esperava dificuldades, mas o nosso desafio é muito mais sério do que a gente imaginava”, disse. Mesmo assim, a Prefeita mostrou-se otimista, principalmente pela grande participação dos diversos segmentos da nossa sociedade que estão apoiando o novo governo. 

O Vice-Prefeito, Joailton de Jesus, lamentou que todos os projetos, elaborados anteriormente, estavam desativados. “Vamos começar do zero, pois todo o trabalho foi interrompido. Agora, vamos retomar o planejamento para que esse trabalho beneficie de fato, os agricultores”, disse. 

“Amei essa reunião, estou vendo aqui a abertura de portas. A gente da zona rural precisa disso. Saio daqui muito feliz”, declarou Eva Jane, Presidente da Associação dos Pequenos Agricultores do Gereba (ACOFANGE). 

“É assim que se governa. Com participação e transparência,” disse Ivan Benedito, diretor do BANCOB. 

Os próximos passos, apoiados pelos presentes, é a elaboração de 150 propostas para os primeiros cem dias de governo e a criação de um Fórum permanente, para mensalmente, apresentar resultados. 

Participara ainda do evento, os vereadores Antônio Barreto, Adailton, Reginaldo Araújo, Eii, Rey Maluquinho, Fabrício Lemos, Vane Costa, Benvindo, Agostinho, Tácio Lima, Vavá do Orobó e o presidente da Câmara, Bertolino de Jesus. 
(Magno Jouber - Ascom PMV)

Nenhum comentário:

Postar um comentário