sexta-feira, 1 de junho de 2012

Tribuna Livre com a UNEB avalia a possibilidade de novo curso para Valença

O Campus XV da UNEB participou de uma Tribuna Livre, dia 22 de maio, com o objetivo de avaliar com a sociedade a possibilidade de implantação de um novo curso superior na unidade. Atualmente, Valença conta com os cursos de Pedagogia e Direito. O evento foi uma iniciativa da Comissão de Educação, Cultura e Direitos Humanos da Câmara, que tem como presidente o Vereador Reginaldo Araújo. Contou com a participação do Pró-reitor de Graduação da UNEB, José Bites, do Pró-reitor de Assistência Estudantil, Paulo José e da Diretora de Educação (Campus XV), Sílvia Benevides.

Diversos professores e estudantes da instituição prestigiaram o evento. Professor Ruy Lima e a Secretária Municipal de Educação Marineide fizeram parte da Mesa. Vereador Reginaldo Araújo agradeceu o carinho da UNEB com a Casa Legislativa: “Parabenizo o trabalho valoroso da equipe da UNEB. Todos nós sabemos que a educação transforma pessoas. Valença precisa facilitar mais conhecimento. E a UNEB tem proporcionado isso. Hoje é um grande dia para Valença, pois objetiva avanços para a nossa comunidade”.

O Pró-reitor de Graduação José Bites destacou o compromisso crescente da Universidade com as demandas e expressões demonstradas pela comunidade. “Dentro da estrutura administrativa da UNEB, Valença está muito forte nas políticas de assistência estudantil”. Fez referência ao professor Ruy Lima, o qual preside a Comissão de estudos de viabilização de novos cursos de graduação para a região: “Objetivamos repensar os cursos para melhor, incluindo espaço físico e outros aspectos. Hoje temos 29 departamentos, 24 centros regionais de médio e grande porte. São 35 mil alunos de graduação, quase 2 mil professores e 2 mil funcionários. Um total de 108 cursos de graduação ofertados regularmente. Temos interesse em criar opções de novos cursos, pois a demanda do Estado é muito grande. Para isso precisamos de metodologias de trabalho que reflitam as necessidades mais importantes das comunidades. Então, hoje, considerando a nossa responsabilidade social, precisamos conversar com essas comunidades. A UNEB precisa ouvir as escolas, as autoridades instituídas, as entidades de classes e construir uma oferta de cursos de graduação de qualidade. No caso de Valença, precisamos caminhar também no fortalecimento da extensão e da pós-graduação. A graduação não pode mais caminhar sozinha. Precisa caminhar num bojo de uma proposta mais ampla de evolução, no sentido de atender cada vez melhor a população de toda região”.

Paulo José, Pró-reitor de Assistência Estudantil, agradeceu a oportunidade e falou um pouco sobre o importante papel da universidade na vida das pessoas e no progresso do país. “Quando pensamos na possibilidade de expandir a UNEB em Valença, estamos pensando na expansão do ensino, da pesquisa e da extensão. Mais do que a realização de um projeto pessoal de vida, precisamos considerar as possibilidades de desenvolvimento que uma formação superior representa para uma região. Logo, temos que avaliar os indicadores de crescimento que essa região aponta para que possamos ter a perspectiva de quais cursos são necessários para o empoderamento do comércio, das famílias, dos empresários, do poder público. Assim, estaremos direcionando de forma responsável o recurso público dentro da região e das salas de aula”. A Diretora Silvia Benevides agradeceu o apoio que tem recebido do Legislativo, durante os dois anos que está à frente da direção do Campus XV. “Temos que pensar grande. O Departamento de Educação cresceu e hoje pede novos cursos. Não podemos pensar um novo curso dentro das quatro paredes da faculdade. É por isso que estamos aqui estabelecendo esse diálogo. Precisamos caminhar juntos. Queremos ouvir a comunidade”. 

O debate foi aberto ao público e contou com a participação dos professores Ivan Quaresma (1º diretor da UNEB Valença) e Pedro Sabino, e da aluna Ana Carolina. Os Vereadores (as) destacaram a importância do fortalecimento da graduação e demais serviços que a universidade oferece, valorizando a preocupação da instituição em considerar as reais necessidades da região. Reafirmaram o apoio e disposição para realizar novos encontros e ações, com o objetivo de colaborar com o crescimento da UNEB, e consequentemente, de toda região. Alguns Parlamentares também agradeceram a formação conquistada quando alunos da instituição e ressaltaram: “Precisamos que a educação venha somar mais e mais, visando uma melhoria considerável. Só através dela teremos dias melhores. Uma vez unebiano (a), sempre unebiano (a)”.
(Vanessa Andrade – Assessora de Imprensa da Câmara)

Nenhum comentário:

Postar um comentário