IPTU 2024

quinta-feira, 7 de junho de 2012

Seppir articula discussão sobre racismo e sustentabilidade na Rio + 20

Debate terá como tema os desafios implícitos nas relações entre não-inclusão, ambientalismo e desenvolvimento socioeconômico

Como o racismo prejudica a realização do conceito básico de sustentabilidade, nos níveis social, econômico e ambiental? É possível efetivar uma política de desenvolvimento sustentável conjugada com a manutenção de situações de injustiça social e não-inclusão para uma população que, segundo os dados do último Censo /IBGE (2010), se declara majoritariamente afrodescendente? Como os aspectos centrais da questão racial na sociedade brasileira impactam o grande desafio da sustentabilidade socioeconômica no século 21?

Estes são alguns dos questionamentos que serão trabalhados no diálogo "Questão Racial e Desenvolvimento Sustentável", que é parte da programação da Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável-Rio+20. A secretária Ângela Nascimento, titular da Secretaria de Políticas de Ações Afirmativas, será a representante da Seppir - Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial no debate.    

Um dos resultados esperados da Rio + 20 no âmbito da discussão das questões raciais é a consolidação de um projeto de desenvolvimento sustentável em nível nacional e internacional que contemple a realidade às vezes não percebida das atuais relações de produção econômica: segmentos sociais diversos experimentam de forma diferenciada os impactos do desenvolvimento.

"Ao dizer isso, estamos afirmando aos chefes de Estado do Brasil e do Mundo e às instituições públicas e privadas que a dimensão ambiental do desenvolvimento socioeconômico demanda necessariamente uma política de valorização da população negra, em vez da desqualificação ou desautorização de modos de vida, e que é necessário avaliar a natureza exploratória e predatória de grande parte das atividades econômicas que propiciaram o crescimento econômico mundial nos últimos séculos", destaca a secretária Ângela Nascimento.

Problema internacional
É fato comprovado que, na contemporaneidade, a realidade socioeconômica de diversos países segue altamente influenciada pela reprodução de padrões históricos de desigualdade, entre as quais, as desigualdades raciais. Como de costume, é a população negra aquela que mais experimenta essa realidade de exploração, que perpetua situações de pobreza, carência e condições inadequadas de convívio social em vários aspectos.

"Desde a Conferência de Durban (2001) que se destacou, no plano de ação resultante do evento, a necessidade de os Estados considerarem medidas não-discriminatórias para oferecer um ambiente seguro aos indivíduos e membros de grupos que são vítimas ou estão sujeitos à discriminação racial e intolerância advinda disso", destaca a secretária Ângela.

Entre outros itens citados no Plano de Ação da Conferência de Durban (como ficou conhecida a III Conferência Mundial contra o Racismo, a Xenofobia, a Discriminação Racial e Intolerância Racial), estão a necessidade de melhorar o acesso à informação pública sobre saúde e questões ambientais e que tecnologias e práticas bem sucedidas na melhoria da saúde humana e do meio ambiente sejam partilhadas.

A secretária Ângela Nascimento destaca um dos principais objetivos das discussões das questões raciais na Rio+20, que é a instituição, pela Organização das Nações Unidas (ONU), da Década dos Afrodescendentes (2013/2022), na perspectiva de avanço nas políticas de desenvolvimento sustentável e sem racismo. "Estaremos na Rio+20 reafirmando essas ideias e ampliando o debate", afirma.

SERVIÇO - SEPPIR / RIO + 20
Diálogo "Questão Racial e Desenvolvimento Sustentável"
Local: Pavilhão Brasil Parque dos Atletas (Riocentro)
Horário: 17h às 19h

Nenhum comentário:

Postar um comentário