IPTU 2024

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Prefeitura de Cairu inaugura moderna Unidade Básica de Saúde de Boipeba


A atual gestão municipal de Cairu cumpriu mais um compromisso assumido com a população na noite desta sexta-feira, 18/05. Na ocasião, o Prefeito Hildécio Meireles inaugurou a nova Unidade Básica de Saúde da Ilha de Boipeba e entregou uma nova ambulância para atender o distrito.

Batizada de Rita de Cássia Araújo Magalhães, a unidade foi custeada com recursos próprios e irá atender além da comunidade de Boipeba, a população das localidades de Moreré, Monte Alegre e São Sebastião. Com 600m² de área construída, a unidade de saúde conta com consultório médico, de enfermagem e odontológico, sendo que este é capacitado para cirurgias de pequeno porte. Além de posto de enfermagem, enfermaria masculina e feminina, quartos de conforto médico e de enfermagem, farmácia, central de material esterilizado, lavanderia, duas salas de procedimentos, brinquedoteca, escovódromo e, ainda,  salas de fisioterapia, triagem, coleta de sangue, vacina e de nebulização. A unidade também conta com aparelhos e medicamentos de vital importância para atendimentos emergenciais, como desfibrilador automático externo (DEA) cardíaco e estoque de soro antiofídico.

O atendimento médico regular também está entre as prioridades da administração municipal. De acordo com o Prefeito Hildécio já estão sendo tomadas as medidas necessárias para a contratação de mais médicos, de modo a atender nativos e turistas durante todos os dias da semana. Ainda segundo o prefeito, muito em breve será a vez da comunidade da Gamboa receber estrutura semelhante. “Dentro de 90 dias estaremos entregando a nova Unidade Básica de Saúde da Gamboa, também já estamos na fase de planejamento da nova unidade de saúde de São Sebastião. Todos estes projetos, assim como este entregue hoje, foram pensados e construídos para atender as pessoas de modo mais humanizado e digno”, disse Hildécio Meireles.

Homenagens também marcaram a noite. A comunidade de Boipeba e a equipe da Secretaria de Saúde externaram seus agradecimentos à Secretária Municipal de Saúde, Dra. Cíntia Rosemberg, pelo empenho e dedicação à frente da Secretaria. Para Dra. Cíntia, a nova unidade representa melhoria da qualidade de vida para população. “Que esta estrutura sirva não só para o atendimento de urgências e emergências, mas também para o tratamento preventivo, pois uma maior qualidade de vida depende de cuidados básicos com a saúde, com o cuidar das pessoas, dos seres humanos”, disse a Secretária.

Participaram da cerimônia de inauguração secretários e assessores municipais, todos os nove vereadores municipais, tendo à frente o presidente da Casa do Povo Igor Marques, além vice–prefeito Zeca Ribeiro, do ex-vice prefeito de Valença Ricardo Moura, o atual vice-prefeito de Presidente Tancredo Neves, Moaci da Farmácia, do ex-secretário de saúde de Wenceslau Guimarães, Kaká da Saúde, o Diretor do CECAME Emanuel Ribeiro, o Gerente regional do Sebrae Angêlo Fahning, o Presidente da Colônia de Pesca Z-55 Aurelino, representando o Sindicato Rural Patronal de Cairu Wamilson Palma, entre centenas de moradores dos quatro cantos da Ilha de Boipeba. 

Logo após a inauguração, a unidade teve seu primeiro atendimento - a ambulância chegou com um paciente para a emergência: uma criança picada por uma cobra venenosa. Graças à prontidão da equipe médica, que aplicou o soro antiofidico, a criança passa bem e já está em casa.
(Jamille Soares - Assessora de Comunicação - Prefeitura de Cairu - BA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário