segunda-feira, 2 de abril de 2012

Comunidade do Galeão participa do 1º Encontro de Turismo

 E cria Grupo Gestor para desenvolvimento do Turismo de Base Comunitária....

A Prefeitura de Cairu, através da Secretaria Municipal de Turismo, realizou no último dia (28\3) o I Encontro de Turismo do Galeão com o tema: "Turismo de Base Comunitária e Inclusão Social". O encontro teve como objetivo a sensibilização da comunidade para importância do turismo, da necessidade da gestão compartilhada e também o fomento ao turismo de base comunitária.

Além de discutirem o potencial turístico do Galeão os participantes apresentaram um pequeno diagnóstico da situação atual, das potencialidades, dos pontos fracos, fortes e das ações necessárias para o desenvolvimento do turismo de base comunitária.

Dentro do diagnóstico levantou-se alguns dos atrativos turísticos reais e potenciais, entre eles: Mirante da Igreja de São Francisco Xavier; Artesanato (piaçava, argila, madeira, coco, tecidos, fibras vegetais, esteiras); Culinária (frutos do mar – siri e camarão); Trilhas Ecológicas Interpretativas; Festa de São João; Festa de São Francisco; Pesca artesanal; Construção artesanal de barcos; Lavagem da Igreja; Grupo Cultural Zambiapunga; Cordão de São Benedito; Samba de Roda; Fonte do Padre; Dança Afro; Capoeira; Maculelê; Casarão das Quatro Estações; Grupo de Teatro; Candomblé e Benzedeiras.

“A Secretaria do Turismo estará realizando encontros como esse em todas as comunidades de Cairu, tendo como objetivo qualificar ainda mais os serviços turísticos no município, fomentar a cultura da cooperação, o empreendedorismo e o desenvolvimento do turismo de base comunitária", disse o Prefeito Hildécio Meireles.

Segundo o Secretário Municipal do Turismo, Júlio Oliveira, o turismo de base comunitária pode ser definido como uma modalidade do turismo sustentável, cujo foco principal está no bem-estar e na geração de benefícios para a comunidade. "Ficamos felizes pelo interesse da comunidade do Galeão em desenvolver um turismo responsável, voltado para o segmento cultural, ambiental e étnico, uma vez que no Galeão também existe comunidade quilombola certificada", acrescentou Júlio.

Durante o encontro foi criado o Grupo Gestor do Turismo do Galeão, que será responsável de elaborar um plano de trabalho e apoiar a execução das ações previstas para o desenvolvimento do Projeto de Turismo Étnico, Cultural e Ambiental. A comunidade solicitou cursos de qualificação para condutores turísticos, atendimento ao cliente e higiene, cozinheiro, garçom e manipulação de alimentos.

No próximo dia 12 de abril, São Sebastião (Cova da Onça) será a próxima comunidade a sediar o seu 1º Encontro de Turismo de Base Comunitária.
(Jamille Soares - Assessora de Comunicação - Prefeitura de Cairu - BA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário