IPTU 2024

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Taperoá faz da Lavagem da Igreja de São Brás uma das mais belas festas da região

Lavagem da Igreja de São Brás: mistura cultural perfeita da Costa do Dendê
A Lavagem das Escadarias da Igreja de São Brás, em Taperoá, realizada ontem, 29\01, surpreendeu, mais uma vez, pela sua imensidão colorida, equilíbrio das brincadeiras e supremacia cultural das manifestações afro-descendentes, sobretudo pela presença de dezenas de Terreiros de Candomblé, sediados no próprio município e outros vindos de Ituberá e Valença.

A sensação da festa, em si, foi de um verdadeiro banho de paz dentro da multidão, numa profunda mistura étnica e de classes sociais tão autêntica, que se faz de uma forma rara de se ver ao rastrearmos nossas divisas regionais.
Da extensa Orla à Praça da Bandeira, o coro da alegria eclodiu bravo e harmonioso em todos os cantos da histórica cidade de Taperoá. São Brás, seguramente, é uma das maiores concentrações festivas da Costa do Dendê. O baticum, cânticos, requebros, abraços, beijos e manejos espirituais estavam presentes e quase todo o mundo do município e cidades circunvizinhas também, numa épica enxurrada, originada no adro da igreja e perpetuada por chuveirões instalados nos dois lados da imensa escadaria... Entrar no gigante cortejo seco e sair, inevitavelmente, todo molhado é um dos atos coletivos da festa.

Festa, esta, que cresceu nos últimos dez anos, com a proliferação de blocos, bandas de renome e presença maciça de populares e de políticos. Do meio do corredor do festival da alegria de São Brás, podemos destacar os blocos Unidos do Vira-Copo, Bola de Fogo, Turma do Velhinho, Só Alegria, Tô Chegando e o “tapete laranja” formado pelas camisetas alusivas ao evento distribuídas pela prefeitura.

Entre as autoridades presentes, desfilaram no chão vermelho taperoense o prefeito Toinho do Banco, o presidente da Câmara Municipal Dedéu (Derivaldo Marcos), os vereadores Rosival Lopes e Ticiano Mattos, além dos deputados estaduais Rosemberg Pinto, J. Carlos e Alan Sanches.

A principal atração musical, ontem, na Lavagem de São Brás foi a banda “Raghatoni”. Mas a festa vai até o próximo sábado, 4 de fevereiro, com os shows de “Jau” e da “Jammil e Uma Noite”, por exemplo.

Ainda dá tempo de aproveitar. Chame os amigos, a paz, a alegria e vão lá farrear!

Nenhum comentário:

Postar um comentário