IPTU 2024

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

EM PRIMEIRA MÃO: Entrevista do pré-candidato a prefeito de Valença Cláudio Queiroz

Cláudio Queiroz poderá ser candidato único do PP\PT e partidos aliados...
Exclusiva concedida ao jornalista Esdras Magalhães, para o Jornal Folha do Litoral, que estará nas ruas e nas bancas de revistas nos próximos dias...

Cláudio fala do cenário político, social e econômico de Valença, dos bastidores em torno do seu nome para a formação da chapa única dos partidos da base do governador Wagner visando a disputa do cargo máximo do município etc e tal

Vale a pena LER...  

Folha do Litoral - Qual o seu nome, naturalidade, profissão, idade e partido atual?
Cláudio Queiroz - Cláudio Márcio Santos Queiroz, filho de Valença, graduado em Administração de Empresas pela FAZAG, com Pós-Graduação em Auditoria Governamental pela Universidade Católica do Salvador e, atualmente, realizo o sétimo semestre do Curso de Direito, na UniJorge. Tenho 39 anos e sou Presidente do PP (Partido Progressista) em Valença.

Folha do Litoral - Como entrou para política?
Cláudio Queiroz - Sempre gostei de participar de atividades que permitissem contribuir para melhorar as condições da comunidade onde vivemos. Desde muito cedo participei de clubes sociais como “Léo” (Ala para os Jovens do Clube Lions), sou Rotariano, defensor incondicional do associativismo, por entender que só através da união de forças podemos enfrentar melhor os problemas e encontrar melhores soluções, o que fizemos juntos com vários companheiros quando fomos presidente da CDL/ACIV; na atuação empresarial, sempre nos preocupamos com a responsabilidade social de nossas empresas, colaborando sempre que possível com ações junto à comunidade.

Entendo que esses princípios que norteiam nossa conduta, são os grandes responsáveis por, em determinado momento de minha vida, ter sido escolhido para representar um grupo político, tendo a responsabilidade e a honra de, através da política, aumentar a capacidade de fazer o bem às pessoas.

Pessoalmente, tenho a convicção que estar na política é uma missão de Deus em minha vida, para que eu possa ajudar mais as pessoas e, ao mesmo tempo, amadurecer espiritualmente em minha caminhada. Você, que convive bem com o meio político, sabe o quanto é difícil lidar com todas as situações e interesses que a Política e a vida pública exigem.

Sou grato a pessoas importantes que confiaram em mim, me incentivaram e orientaram para que eu pudesse estar hoje tendo essa visão mais madura sobre a vida política e o meio político, mas para não correr o risco de esquecer nenhum desses amigos e professores, prefiro não citar nomes, convicto que esses bons e leais conselheiros sabem da minha gratidão e da minha lealdade aos nossos princípios.

Folha do Litoral - Seu nome está aparecendo com certo destaque em algumas pesquisas realizadas na cidade, como pré-candidato a prefeito de Valença, como o senhor analisa isso?
Cláudio Queiroz - Sinto-me muito honrado de meu nome estar sendo lembrado pela população como uma alternativa para a eleição deste ano. Entendo que essa lembrança deve-se ao trabalho que realizamos enquanto fomos servidor público Prefeito, mesmo tendo sido apenas meio mandato.

O Planejamento das ações que procuramos dar a cidade, fazendo que, principalmente, as pessoas que mais precisam do Poder Público tivessem carinho e atenção dos serviços como Saúde, Educação, Assistência Social, Infraestrutura e Segurança, com certeza estão sendo comparados com gestões anteriores.

Folha do Litoral – O senhor já foi prefeito e, teve a sua administração aprovada por boa parte da população, acredita que dessa feita, colocando o seu nome diretamente na disputa, conseguirá êxito?
Cláudio Queiroz - Olha Esdras, me sinto muito sereno para estar colocando novamente meu nome à disposição do julgamento popular, através das urnas no próximo mês de outubro.

Sereno, pois tenho a consciência do esforço, da seriedade e do respeito que dedicamos a Valença e às pessoas para que a vida delas pudesse melhorar; e saber que fizemos tanto em pouco mais de 2 anos, me permite conversar com a comunidade certo de que fiz o que estava ao meu alcance.

E mesmo não tendo êxito na eleição de 2008, todos os projetos e recursos que conquistamos para Valença, foram transferidos para ser aplicados pela atual administração.

O êxito em 2012 será decidido através da manifestação popular do voto, o fato de estar sendo lembrado é uma referência muito importante, pois significa que a população entendeu parte do que estávamos planejando e construindo para Valença e, o mais importante: o Respeito e a Seriedade com que sempre tratamos as pessoas e nossos compromissos.

Tenho muita Fé em Deus, que podemos, sim, junto com os partidos da Base Aliada do Governador Wagner, apresentar um projeto para Valença, capaz de obter êxito nas próximas eleições.

Folha do Litoral - O que o leva a sentir que está preparado para assumir, de novo, a Prefeitura de Valença? Por que esse desejo de retornar à Prefeitura? Alguma coisa ficou pendente na sua administração anterior?
Cláudio Queiroz - O tempo nos faz amadurecer e entender melhor as situações que Deus nos coloca. Ter sido prefeito com 33 anos de idade me deu a oportunidade de colocar toda disposição da Juventude para trabalhar por Valença, mas também trazia junto a ansiedade e certa imaturidade.

Quando saí da Prefeitura em 2008, fui convidado pelo Ministro Mário Negromonte e pelo Governador Jacques Wagner, para compor a equipe do Governo do Estado, onde atuei como Diretor da Agerba e atualmente como Coordenador do Programa Produzir na Bahia, experiências que só me trouxeram aprendizados.

Ter a humildade de saber aprender com meus próprios erros e saber ouvir aqueles que pensam de verdade em ajudar. Aproveitar todas as experiências e conhecimentos que ganhei nos últimos anos, me faz ter a certeza que podemos, junto com um grupo de pessoas comprometidas com o projeto para Valença, fazer ainda mais do que fizemos em meio mandato.

As pendências que deixamos, graças a Deus, foram boas para cidade, pois muitos projetos que demos entrada em nosso mandato, como o calçamento do Estância Azul, a compra de máquinas para zona rural, o projeto de calçamento, saneamento e habitação para Bolívia, as negociações para implantação da Unidade de Hemodiálise, o projeto de ampliação da estação de tratamento de água do Guaibim, a implantação dos Colégios de Ensino Médio no Orobó, no Bonfim e no Jiquiriçá, negociado com o Governo do Estado, entre outros, estão aí acontecendo.

Folha do Litoral - Caso a convenção aprove o seu nome, quais composições que o senhor pretende fazer? Com quais grupos? O senhor conta com o apoio direto do atual governo do Estado?
Cláudio Queiroz - Sou filiado e presidente do diretório municipal do PP (Partido Progressista), partido que faz parte da Base Aliada do Governador Wagner, e temos a orientação da Executiva Estadual, de buscar construir junto aos partidos da base as alianças para apresentação do projeto político e administrativo para Valença, formando uma ÚNICA CHAPA para disputa eleitoral.

O Governador Wagner tem dito, frequentemente, que gostaria de ver os partidos da base estadual, repetirem esta aliança nos municípios, em torno de um projeto concreto e com credibilidade, que traga benefícios para a população.

Nessa direção, tenho certeza que a manifestação da população em torno do meu nome para representar esse projeto em Valença, e a construção do alinhamento dos partidos em torno desses compromissos, nos dá todo o apoio do Governo para as eleições e, principalmente, para que no próximo ano, possamos fazer muito mais por Valença.

Folha do Litoral - Quais os problemas principais, não resolvidos, que o senhor vê na atual gestão? E o que faria para solucioná-los, caso fosse eleito prefeito de Valença?
Cláudio Queiroz - Temos visto o crescimento assustador da violência em nosso município, fato que tem me preocupado muito. Trabalhar dando todo apoio necessário a Polícia Civil e a Polícia Militar, ampliar a atuação da Guarda Municipal, sem dúvida, pode ajudar a combater essa violência. Mas não podemos pensar apenas na repressão. É importante trabalhar para combater as causas dessa violência, para isso devemos investir em Saúde digna para as pessoas, Educação capaz de preparar os jovens para o mercado de trabalho e sobretudo articular com o Governo do Estado a geração de Empregos em Valença.

Gestão pública nos dias atuais exige planejamento e equipe preparada para administrar não só os problemas do dia a dia, mas também pensar e atuar na captação de recursos e ideias novas para a cidade.

Folha do Litoral - Existe já, algum projeto pronto para a sua administração, caso seja eleito?
Cláudio Queiroz - Muitas ideias já estão sendo discutidas, inclusive junto ao Governo do Estado para Valença, entre elas posso citar a Construção do Anel Rodoviário, pois nosso centro não mais suporta o volume de veículos que tem aumentado ano a ano; a implantação de um Batalhão da Policia Militar, o que seria um caminho para o aumento da estrutura e de efetivo para cobrir nossa região; o projeto de urbanização da Orla do Guaibim, onde entendo existir um grande potencial de geração de empregos na área do turismo, ainda não aproveitado; um novo projeto de relocação de moradias precárias, como o que fizemos no Guaibim e no Pôr do Sol, removendo 307 famílias em condição sub-humana de moradia; a construção de um aterro sanitário descente, somados a continuidade da aplicação dos recursos federais e estaduais que estão nos projetos em andamento, como o do Bairro da Bolívia, na UPA – Unidade de Pronto Atendimento e nos projetos junto às Associações de Produtores do Interior do Município para o fortalecimento da Agricultura Familiar, grande fonte de emprego e renda em Valença.

Entendo, também, que no momento em que estamos pactuando alianças para construção de um projeto maior para cidade, outros projetos oriundos de outros partidos e grupos, devem ser discutidos, trabalhados e absorvidos para beneficiar a comunidade.

Folha do Litoral - Quais as áreas que a sua administração dará prioridade?
Cláudio Queiroz - Administrar significa pensar e planejar todas as áreas, portanto, teremos que ter equipe comprometida e planejamento voltado para a comunidade em todas as áreas da administração municipal.

Porém, pessoalmente, entendo que a Saúde, a Educação, a Segurança e os Serviços Sociais, merecem um carinho especial do Gestor, por estarem tratando diretamente com a vida das pessoas, que confiaram ao Prefeito o dever de trabalhar para e por elas.

Valença tem cerca de 30% de sua população morando no interior do município, levar esses serviços, com dignidade, para eles é uma obrigação do Prefeito, seus Secretários e queridos Servidores Públicos, mantendo assim atendimentos na sede e no interior.

Folha do Litoral - O espaço está aberto para suas considerações finais...
Cláudio Queiroz - Agradeço a oportunidade de falar à comunidade Valenciana mais uma vez, reafirmando meu compromisso com o Respeito e Seriedade em nossa caminhada política, sempre rogando a Deus sabedoria e discernimento para, ouvindo a população e nosso grupo político, poder tomar as decisões certas.

Colocar meu nome à disposição da sociedade de Valença, como Pré-Candidato a Prefeito, busca apenas dar uma alternativa para que nossa cidade possa ter um Gestor comprometido em fazer uma administração pensada e planejada para o crescimento que todos os valencianos sonham, mas a decisão soberana dessa escolha está nas mãos do povo.

Forte abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário