+ DE 20 obras

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Presidente Igor inicia construção do novo prédio da Câmara Municipal de Cairu

Projeto resgata a Antiga Casa de Câmara e Cadeia

Em entrevista coletiva concedida à imprensa regional, na tarde de quinta-feira 3, o presidente da Câmara Municipal de Cairu, vereador Igor Marques Gomes, lançou o projeto do novo prédio do Poder Legislativo Cairuense, que resgata a antiga Casa de Câmara e Cadeia do Município. A obra, já iniciada, será inaugurada em maio de 2012.

O projeto, que foi apresentado pelo conceituado arquiteto Manoel Altivo da Luz Neto, não é um projeto qualquer; traz surpreendentes inovações tecnológicas, a parceria entre a Fundação Escola Politécnica da Bahia (FEP), Iphan e a Empresa Júnior de Engenharia Civil (Ufba), em Aliança com o Projeto Cairu 2030, Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e Universidade Livre da Mata Atlântica.

Esta nova construção a ser erguida na Sede de Cairu é o que se tem de melhor no mercado, em termos de soluções prediais. Os modernos conceitos de sustentabilidade (aquecimento solar, tecnologias limpas, reaproveitamento de águas); a inovação dada em painéis sobre a emulação socioeconômica e ambiental, com visão prospectiva; os diferenciais competitivos (sinergia entre cultura e natureza); a inteligência (controles de consumo, aberturas e fechamentos, condicionamento de ar; isolamento acústico) e os itens de segurança (patrimonial, incêndio, alarmes, câmeras, rotas de fuga, evacuação) garantem ganhos raros de ser encontrados na relação espaço físico e funcionalidade.

PROGRAMA ARQUITETÔNICO
No local, doado pela prefeitura, onde existiu a antiga Casa de Câmara e Cadeia, o programa prevê a construção, no pavimento superior\sul, do gabinete do presidente, comodidades, assessoramento direto e balcão da sala de sessões; no centro deste pavimento ficarão o salão de espera, sanitários, serviços de apoio, sala de administração; no térreo\sul estarão o saguão, lobby, escada, biblioteca e elevador; do lado norte do térreo, o novo prédio oferecerá a sala de sessões parlamentares, operações de áudio e vídeo e segurança e no subsolo salas da administração, copa, salas auxiliares e gabinetes dos vereadores. A sala das sessões será um auditório multiuso, apropriado para o funcionamento de seminários, cinema e teatro.

Mas o que mais chama a atenção para o dito sistema de construção deste moderno monumento é a utilização do BIM – Modelagem de Informações da Construção – que é um modelo de visão inteligente, fornecedor de um processo de criação e gerenciamento de projetos de construção e infraestrutura mais rápido, mais econômico e com menos impacto ambiental. Com o BIM estão garantidos uma construção mais sustentável, mais saudável e confortável de ocupar, mais produtiva para se trabalhar, que causa menos impactos ao meio ambiente e ao entorno, inter-relacionando aspectos do clima do local, eficiência no uso da energia e da água, proporcionando saúde e conforto aos usuários, ainda com a vantagem de reduzir a emissão de carbono da edificação.

A obra do novo prédio do Legislativo Cairuense, com o resgate da antiga Casa de Câmara e Cadeia, passa a fazer parte do atual momento histórico vivido por Cairu, onde encontram-se em andamento obras de restauração de monumentos nacionais, como a Fortaleza do Morro de São Paulo, Igreja e Convento de Santo Antônio; a implantação do Novo Paço Municipal e a restauração da Igreja Matriz do Rosário.

CANTEIRO-ESCOLA
A construção da nova Câmara Municipal de Cairu guarda outra surpresa: nela será implantado o projeto “Canteiro-Escola”. Proposta apresentada ao Centro Cultural do BID pela secretaria municipal da cultura. A partir deste projeto os conteúdos trabalhados nos cursos de graduação em Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo da Ufba serão praticados pelos estudantes universitários no canteiro da obra, que abrigará também, inspirado nas tradicionais “Escolas de Ofícios”, jovens e adolescentes da comunidade, qualificando uma boa mão-de-obra para o mercado de trabalho local e regional.

CASA DE CÂMARA E CADEIA
A Antiga Casa de Câmara e Cadeia tem em sua origem sinais que remontam o final do século XVII e o incêndio que a destruiu aconteceu em maio de 1982, deixando apenas a fachada principal e parte da empena direita. Ambos os vestígios foram demolidos, em 1986, para dar lugar a um barracão que está lá até hoje e abrigou, por alguns anos, a “Cesta do Povo”.

Atualmente todos que utilizam o espaço do prédio do parlamento municipal, com o seu aconchegante auditório, sentem que o mesmo não mais atende, plenamente, as atividades cotidianas do Poder Legislativo. Resta agora, além da ansiedade, a esperança de fazer parte de uma nova fase patrimonial de Cairu, participando da futura inauguração da nova Câmara de Vereadores, em maio do ano que se aproxima.

Para o presidente Igor “A recuperação do prédio da Antiga Casa de Câmara e Cadeia de Cairu é um desejo de todos os vereadores e da comunidade. Por isso é com muito orgulho que vamos, após 30 anos de sua destruição, resgatar esse equipamento para o município, com sua histórica fachada, deixando como legado sua funcionalidade moderna, um auditório que servirá também como sala de teatro e cinema e ainda aproveitando sua construção para formar mão-de-obra qualificada, com a implantação do projeto Canteiro-Escola” disse Igor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário