IPTU 2024

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

CADÊ O SAMU DE VALENÇA E MICRORREGIÃO DO BAIXO SUL DA BAHIA‏!?

SAMU 192 - Equipe de Santo Antônio de Jesus\Cruz das Almas faz balanço: dois meses de ação com o registro de 500 atendimentos


A equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU 192 da Microrregião Santo Antônio de Jesus/Cruz das Almas divulgou o balanço dos atendimentos no município. Em dois meses, mais de 400 chamados foram registrados. O serviço começou a funcionar no início de setembro de 2011.

O coordenador do Samu Marcos Torres durante uma coletiva de Imprensa destacou nesta sexta-feira, 25 o bom resultado é fruto da estrutura montada e principalmente pelo trabalho da equipe composta por 12 profissionais a cada plantão de 12/24h.

“É fundamental que as ações e os serviços de Saúde continuem capazes de garantir a atenção integral aos indivíduos através de uma prática multiprofissional resolutiva e humanizada e o SAMU representa tudo isso porque vem dando segurança e um melhor suporte no pré-atendimento hospitalar às vítimas que dependendo do caso são encaminhadas para Unidade de Saúde de média e alta complexidade a exemplo do Hospital Regional”.

Torres fez um alerta quanto ao número de trotes que vem crescendo a cada dia, lembrando que um trote pode impedir que uma vida seja salva. “O que nos preocupa são os trotes, mas logo este problema será resolvido porque será instalado um identificador de chamadas e os casos de trotes deverão ser encaminhados ao Ministério Público, mas antes disso queremos pedir que esta pequena parte da população tenha consciência da importância do trabalho da equipe do SAMU e respeitem as vidas que podem ser salvas enquanto o telefone está sendo usado para um trote”.

Durante a coletiva, a coordenadora de enfermagem, Luiza Vale, apresentou o balanço de atendimentos desde a inauguração do SAMU. “Em setembro registramos 160 chamadas e em outubro o número praticamente triplicou chegando a 330 atendimentos onde a maioria referentes a acidente automobilístico; estes números foram nas cidades de Santo Antônio de Jesus, Nazaré, Governador mangabeira, Milagres, Mutuípe, Ubaíra, São Félix, Cruz das Almas, castro Alves, Tancredo Neves, Santa Terezinha, Varzedo, Jiquiriçá e Laje”, informou a coordenadora.

Resolutividade:
Segundo Dr. Cláudio Figueiredo, coordenador médico do Samu e médico regulador, o SAMU 192 da Microrregião Santo Antônio de Jesus/Cruz das Almas é qualificado. “O SAMU faz um atendimento pré-hospitalar, então, muitas sequelas e traumas são evitadas, pois os resgates dos acidentes são feitos da forma correta. O trabalho que vem sendo realizado é positivo porque trabalhamos em plantão atendendo 24h”.

Dr. Cláudio Figueiredo mesmo destacando os avanços na saúde com a chegada do SAMU faz uma apelo a população de que seja evitado os trotes e enxergue a Unidade como um serviço sério e que tem salvado muitas vidas Para solicitar o atendimento, as pessoas devem ligar para o telefone 192. “Reforço as palavras do coordenador Marcos Torres quanto aos trotes; infelizmente chegamos a receber 160 trotes por dia e enquanto está acontecendo o trote uma vida poderia ser salva; pedimos aos pais que orientem seus filhos porque já registramos vários casos onde crianças é quem estão do outro lado da linha”.

Figueiredo destacou ainda que um trabalho educativo poderá ser realizado com a parceria da Polícia Rodoviária Estadual e a equipe do Salvar visando evitar condutas errôneas como a do trote.

Nenhum comentário:

Postar um comentário