IPTU 2024

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Moradores aplaudem Sessão da Câmara Itinerante em Torrinhas


A Câmara Itinerante realizada pelos vereadores de Cairu na quinta-feira 27, no distrito de Torrinhas, no salão da Igreja Assembleia de Deus, atraiu um bom público, que pôde constatar como funciona uma Sessão Ordinária do Poder Legislativo Municipal e ser presenteado com várias ações voltadas para o desenvolvimento de Torrinhas, Tapuias e Canavieiras.

Entre os benefícios que chegarão para a comunidade, foi anunciado pelo vereador Valdinei a nomeação, feita pelo prefeito Hildécio Meireles, de uma comissão para efeito de desapropriação de um terreno para a construção de novas unidades habitacionais em Torrinhas.

Abdon Ché listou importantes indicações, solicitando o calçamento da rua ao lado da Igreja de Santa Bárbara, quadra poliesportiva, ponto de ônibus no largo e píer flutuante para embarque e desembarque de passageiros.

Rui Vieira fez uma rápida análise das necessidades do distrito e pediu a pavimentação asfáltica do trecho que liga Torrinhas à estrada Cairu-Nilo Peçanha, além de solicitar a otimização do cemitério, com a implantação de “carneiras” no local.

Alex da Santa Casa lembrou que a rua do Campo também precisa ser “calçada”. Antes, Alex solicitou ao Poder Executivo estudos para a implantação, em médio prazo, de um sistema de coleta seletiva do lixo de todo o município. “Hoje em dia o lixo reciclado promove benefícios diretos para a população, ao preservar o meio ambiente e gerar emprego e renda para os envolvidos no sistema”, disse.

Já o parlamentar Renato falou muito bem dos cursos ministrados pela Prefeitura no Morro de São Paulo, pedindo que os mesmos sejam realizados também em Torrinhas, pois o distrito serve de passagem para os atrativos de Boipeba.

O vereador Nadinho defendeu o imediato controle do fluxo de embarcações no rio de acesso à Boipeba, que se encontra assoreado, com o entorno desertificado e fortes sinais de queda nas populações da flora e fauna.

A Câmara Itinerante de Torrinhas foi, realmente, bastante dinâmica. Os presentes não cansaram de aplaudir em diversos momentos. Foram aprovadas, por exemplo, a lei que regulamenta o estágio probatório dos servidores concursados, o aumento de salário para os agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias, além das moções de aplausos para o prefeito, secretário da ação social, servidores públicos municipais e para o aluno do Cecame, Jucimar Silva, que ganhou a etapa regional do concurso Artes Visuais Estudantis (AVE), patrocinado pela secretaria estadual da educação e Direc 5, englobando 14 municípios.

No final, o presidente da Astram, Romilson Muniz, falou dos problemas causados pela TWB nos terminais do Bom Jardim, Gamboa e Morro, das licitações que a Agerba quer impor ao sistema de transporte marítimo e das paralisações de protesto, que poderão acontecer caso a categoria representada pela Astram não seja ouvida pelo Governo do Estado.

O secretário da Ação Social, Fernando Brito, representando Hildécio Meireles, falou do grande plano da prefeitura de construção de casas populares em todas as ilhas de Cairu, que dará um teto digno a quem realmente precisa e vive em condições sub-humanas de moradia. “É um plano de ação arrojado, em que todos que precisam serão beneficiados. Não há condições de atender todo mundo de vez, mas, com o tempo, as pessoas carentes cadastradas, que estão dentro dos pré-requisitos sociais do nosso programa “Minha Casa, Meu Lar”, ganharão novas condições de habitação, com suas casas próprias doadas pelo município. Aqui mesmo em Torrinhas, já identificamos o terreno que será desapropriado para a construção das casas. Além disso, começaremos por esses dias a melhorar as moradias precárias do município. Com a ajuda de Deus, continuaremos a otimizar cada vez mais a qualidade de vida de todos os cairuenses”, afirmou Fernando Brito, bastante aplaudido pela plateia.

O presidente da Câmara Municipal de Cairu, vereador Igor, supersatisfeito com a sessão realizada em Torrinhas, agradeceu a presença maciça dos moradores dizendo que “A Câmara Itinerante está cumprindo a sua missão, que é integrar os vereadores e os moradores de cada Ilha, mostrando como funciona o Poder Legislativo e demonstrando que tudo de bom que acontece em Cairu conta com a participação efetiva dos vereadores, que aprovam as leis enviadas pelo prefeito e indicam as ações que melhoram a vida de toda a comunidade”.

Um comentário:

  1. ESSE SERÁ O NOSSO FUTURO PREFEITO DE CAIRU, FERNANDO BRITO. PARABÉNS PELO BOM TRABALHO! PARABÉNS PODER LEGISLATIVO POR MAIS ESSA INICIATIVA.

    ResponderExcluir