IPTU 2024

quinta-feira, 19 de dezembro de 2019

Biblioteca Maria Jurenilva apresenta case de sucesso no Encontro de Bibliotecas Públicas e Espaços de Leitura da Bahia...

A Secretaria da Cultura de Cairu, por meio da Biblioteca Pública Maria Jurenilva, participaram no último dia 26, em Salvador, do Encontro de Bibliotecas e Espaços Públicos de Leitura da Bahia. A iniciativa teve como proposta debater sobre os ambientes literários e suas potencialidades. As bibliotecas públicas integram o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas, gerido pela Fundação Pedro Calmon (FPC), órgão da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA).

Na oportunidade, a equipe da Secretaria da Cultura apresentou o case de sucesso da Biblioteca Maria Jurenilva, que desenvolveu ao longo de todo o ano de 2019 uma série de oficinas envolvendo a comunidade e parceiros locais. Os destaques ficaram com a Oficina de Smartphone para Idosos, ministrada por Davi Boaventura, e a Oficina de Slides, ministrada por Augusto Passos, voltada para estudantes do Ensino Fundamental. A proposta da gestão municipal é ampliar o número de oficinas em 2020. de acordo com a diretora da Cultura, Michele Dahlmann, a seleção da biblioteca cairuense como uma biblioteca transformadora foi motivada pela criação de um calendário de atividades, que se comunicava com a comunidade e com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. "Foi um ano de pesquisa, aplicação, ajuste e acompanhamento que iniciou com a capacitação do coordenador Ailton Macedo, em que toda a equipe da Biblioteca Maria Jurenilva se envolveu", destacou.

As oficinas foram criadas após a identificação da demanda, por meio de pesquisas aplicadas junto à comunidade. Cerca de 500 pessoas, entre crianças, adolescentes, adultos e melhor idade participaram. Todo o projeto contou com mentoria do programa Conecta Biblioteca, realizado pela ONG Recode e da Caravan Studios.

O programa está orientado pelas metas estabelecidas no Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL), Plano Nacional de Cultura (PNC) e também pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS). A iniciativa tem o apoio do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP) e da Diretoria do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (DLLLB) e patrocínio da Fundação Bill & Melinda Gates.

Nenhum comentário:

Postar um comentário