IPTU 2024

sábado, 14 de setembro de 2019

Prefeitura de Cairu investe na qualidade da merenda escolar

A alimentação escolar é um instrumento eficaz para a manutenção dos hábitos alimentares adequados e na promoção da segurança alimentar nas escolas. O consumo de alimentos de forma adequada nas escolas leva as crianças a um melhor desempenho escolar e maior facilidade de assimilação dos conhecimentos, além de prevenir uma série de doenças e desequilíbrios futuros, como problemas relacionados ao crescimento, colesterol alto e, também, obesidade infantil. A Prefeitura de Cairu, por meio da Secretaria da Educação, segue garantindo a qualidade da merenda e também tem investido na capacitação das merendeiras escolares para aprimoramento das receitas, além do cumprimento das normas de segurança alimentar e higiene. Atividades educativas promotoras da saúde na escola também tem sido realizadas para o estímulo à alimentação saudável.

Nas escolas municipais de Cairu, o cardápio contempla a utilização de gêneros alimentícios, respeitando os hábitos alimentares locais e culturais através de refeições saudáveis, equilibradas, saborosas contendo os nutrientes necessários para o crescimento e desenvolvimento das crianças e jovens estudantes do município, conforme percentuais mínimos estabelecidos no artigo 14 da Resolução nº 26/2013. Alimentos como frutas, legumes, feijões, farinhas e polpas de frutas, servidos na merenda escolar são adquiridos direto da agricultura familiar contribuindo tanto para compor um cardápio saudável quanto para o incentivo à atividade agrícola familiar, cumprindo a legislação que prevê que ao menos 30% dos recursos sejam destinados à aquisição de gêneros da agricultura familiar.

Todo o cardápio é elaborado por nutricionistas, levando em conta o valor nutricional dos alimentos, assegurando dessa forma os nutrientes necessários para o crescimento e desenvolvimento adequado dos estudantes, além de garantir seu bem-estar durante o período em que permanecem na escola. "Estamos cumprindo nossa missão de garantir o direito a uma alimentação escolar saudável e saborosa, o resultado tem sido uma ótima aceitação das preparações. Mas não é só isso. Significa qualidade de vida para as crianças, promoção da saúde, formação da consciência nutricional, ou seja, educação alimentar no processo de ensino-aprendizagem. Não se trata somente de oferecer comida ou lanches aos nossos alunos durante os dias letivos, mas de também proporcionar um momento que contribui para adoção de boas escolhas alimentares desde muito cedo. O papel da Escola é muito mais do que oferecer refeições balenceadas regularmente, mas ensinar durante todo o tempo em que o aluno permanece dentro na escola para que, fora de lá ele possa também formar hábitos saudáveis e entender a importância do comportamento e atitude saudável", frisou a secretária da Educação, Luana Figueiredo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário