IPTU 2024

quinta-feira, 13 de junho de 2019

Secretaria da Cultura de Cairu participa de Seminário sobre Culturas Identitárias do Baixo Sul...

A Secretaria da Cultura de Cairu participou no último dia 28, em Ituberá, do Seminário Culturas Identitárias do Baixo Sul. Esta foi a primeira edição da iniciativa, promovida Secretaria da Cultura do Estado da Bahia (Secult), através do Centro Culturas Populares e Identitárias (CCPI), em parceria com a Prefeitura de Ituberá, com o objetivo fomentar as manifestações culturais da Bahia, por meio da troca de experiências e do diálogo com a população.

O evento contou com palestras sobre Identidades Culturais, com Cassi Ladi, coordenadora de culturas populares e identitárias do CCPI, e Sue Ribeiro, técnica de culturas populares. Encerrando o primeiro bloco, uma roda de conversa debateu a manutenção da cultura local, seus avanços e desafios. Dentre os temas da conversa, as culturas quilombolas, capoeira, sambas, cheganças, marujadas, ternos, hip-hop, reisado e congos. No período da tarde, foi realizada uma Oficina de Elaboração de Projetos, com o diretor do CCPI, André Reis. A programação foi encerrada com apresentações culturais.

De acordo com a Superintendente da Cultura de Cairu, Michele Dahlmann, o seminário foi um encontro singular e estratégico para o desenvolvimento da região e para Cairu, em especial, que possui 35 grupos culturais ativos. O Centro de Culturas Populares e Identitárias da Bahia é responsável pela execução, proteção e promoção das políticas públicas de valorização e fortalecimento das manifestações populares e de identidade, orientadas de acordo com o pensamento contemporâneo da Unesco e do Ministério da Cultura. Seu campo de atuação contempla a cultura do sertão, de matrizes africanas, ciganas e indígenas, LGBTQ+, infância e idosos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário