Respeita as Mina

Respeita as Mina

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2019

Secretarias da Saúde e Educação de Cairu realizam mobilização para atualizar as cadernetas de vacinação...

Atendendo à portaria do Programa Saúde na Escola (PSE) que prevê ações voltadas à prevenção e promoção da saúde nas salas de aula, a Prefeitura de Cairu, por meio das Secretarias da Saúde e da Educação, começaram 2019 intensificando a mobilização das equipes de multiprofissionais do NASF e Atenção Básica junto às escolas para que crianças e adolescentes cairuenses tenham a caderneta de vacinação atualizada. A iniciativa envolve ainda o trabalho conjunto com a equipe do Conselho Tutelar. 

Já no ato da matrícula escolar, os pais devem apresentar a caderneta de vacinação e as escola e as unidades escolares informam a equipe de saúde as doses pendentes de vacinas dos alunos para que a caderneta seja atualizada. Um trabalho de conscientização e verificação das cadernetas também tem sido realizado por profissionais da saúde nas salas de aula, enfatizando a importância da vacinação para manter controladas, eliminadas ou erradicadas as doenças imunopreveníveis no Brasil. 

A secretária da Saúde, Italuana Guimarães, enfatizou a importância da parceria entre Saúde e Educação, além de destacar o trabalho da equipe multidisciplinar do NASF. "Hoje temos uma equipe formada por psicóloga, nutricionista, fisioterapeuta, educadores físicos e enfermeira, todos empenhados nessa mobilização para garantir índices ainda melhores de vacinação em Cairu", disse a secretária.

Ao todo são ofertadas na rede pública 14 vacinas para as crianças (BCG, Hepatite B, Rotavírus, Pentavalente, Pólio Inativada, Pneumocócica 10 Valente, Meningite C, Tríplice Viral, Hepatite A, Tetravalente, Pólio Oral, Tríplice Bacteriana – DTP e Febre Amarela) e 5 para os adolescentes (HPV, Meningite C, Tríplice Viral, Hepatite B e Dupla Bacteriana - Difteria e Tétano).

Nenhum comentário:

Postar um comentário