IPTU 2024

domingo, 1 de fevereiro de 2015

Inscrições abertas para a oficina de intercâmbio artístico com os grupos Antagon TheaterAKTion e Vilavox, no Centro de Cultura de Valença...

O Projeto Baixo Sul em Cena abriu inscrições para a oficina de teatro físico dos grupos Antagon TheaterAKTion e Vilavox, que será realizada nos dias 7 e 8 de fevereiro, no Centro de Cultura de Valença. Para participar, os interessados devem ter idade mínima de 16 anos. 

A oficina contará com um repertório de jogos dramáticos e teatrais oferecidos pelos artistas Bernhard Bub e Bárbara Luci Carvalho (Antagon TheaterAktion), Gordo Neto e Cláudio Machado (Vilavox). O enfoque do trabalho será no desenvolvimento da presença cênica, uso do corpo e da voz num contexto expressivo e espetacular, além de uma breve introdução aos princípios do teatro em espaços públicos. O tema central das improvisações teatrais será o território do Baixo Sul e seus desdobramentos sociais e culturais, por meio de estímulos como, músicas folclóricas, danças e expressões culturais da região. Assim, cada participante será convidado a trazer sua história e impressões acerca dos elementos culturais e sociais da sua cidade ou da região do Baixo Sul como um todo.

Durante o desenvolvimento do processo criativo da oficina, serão selecionados 20 artistas de municípios ou localidades distintas para participar da segunda etapa do projeto, no formato de uma "residência artística", com 13 dias de treinamento e preparação artística em tempo integral de trabalho, com os artistas do Antagon e do Vilavox.

Esta fase busca proporcionar ao artista do Baixo Sul o intercâmbio artístico intermunicipal e a experiência de trabalho com o teatro de forma colaborativa. 

As vagas são limitadas. Faça sua inscrição gratuita no Centro de Cultura de Valença. O horário da oficina será das 10h às 17h30. Mais informações: Lívia Duarte (73) 9957-2552. 

Baixo Sul em Cena Ano II 
O projeto Baixo Sul em Cena busca promover o teatro, a dança, a música e o circo, através do intercâmbio e a profissionalização artística no interior baiano. Esta iniciativa nasceu durante a construção de um barco tipo escuna na região, pelo grupo de teatro alemão Antagon theatherAKTion. Este barco, com o nome de Escuna Criativa, representa para os artistas do território a oportunidade para vivenciar trocas culturais e artísticas, através de atividades de formação que o Antagon realiza na região com a parceria do grupo de teatro Vilavox de Salvador.

As ações artísticas realizadas pelos grupos proporcionaram uma experiência inédita para os artistas da região. Tais como, oficinas gratuitas de teatro físico e técnicas circenses, uma residência artística com 14 dias vivendo em grupo, além de paradas de rua e apresentações de teatro nos municípios de Valença, Camamu, Ituberá e Cairu. alcançando um público de aproximadamente duas mil pessoas em contato com os frutos do Baixo Sul em Cena I.

Este trabalho obteve destaque e reconhecimento da população da costa do dendê, além de ser divulgado pela mídia brasileira e alemã, como parte da programação cultural oficial do Ano da Alemanha no Brasil. Com a circulação da mostra Porto dos Sonhos, realizada por artistas locais, a abordagem teatral do barco e do imaginário da população promoveu discussões e também emocionou o grande público da mostra. Confirmando-se o que muitos já sabem: que a arte é uma grande aliada no fortalecimento da identidade cultural no território do Baixo Sul. 

Em 2015, o Baixo Sul em Cena Ano II, propõe dar continuidade ao trabalho já realizado pelos grupos Antagon e Vilavox, agora comemorando cinco anos de intercâmbio artístico intermunicipal, estadual e internacional na região. Este ano, o tema “Ser negro no Baixo Sul” estará presente nas atividades de formação artística, bem como na mostra de teatro que será criada com artistas da região durante a residência artística no povoado de Cajaíba do Sul.

Para a seleção dos participantes da residência, faremos uma oficina em Valença, dias 07 e 08 de fevereiro e após a oficina, ocorrerá uma residência com aulas de teatro, dança, acrobacia, perna-de pau etc. Durante as aulas, o grupo criará uma mostra teatral com a supervisão do diretor alemão Bernhard Bub. A mostra irá circular com apresentações pelos municípios de Camamu, Igrapiúna, Ituberá (Barra de Serinhaém),Taperoá, Cairu (Boipeba) e Valença. As apresentações irão ocorrer na primeira quinzena do mês de março, em comemoração ao mês do teatro e circo na Bahia. As informações sobre dias e locais das apresentações, ainda serão confirmados até o final do mês de fevereiro.

Para acompanhamento do projeto visite o site: www.escunacriativa.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário