IPTU 2024

terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Santa Casa de Valença otimiza tecnologia no Pronto Socorro e lança campanha de conscientização...

Cerca de 80% dos atendimentos diários no pronto socorro da Santa Casa de Misericórdia de Valença tem sido a pacientes classificados como não urgentes, que deveriam ser atendidos na rede de atenção básica do município, mas que acabam buscando o serviço de emergência. Esse número alarmante ocasiona demora no atendimento e tem gerado alto grau de insatisfação entre usuários do serviço, com situações de violência verbal e física contra profissionais do setor.

Para otimizar o tempo de atendimento aos casos urgentes e emergenciais, bem como, aumentar o respaldo legal da Instituição e dos profissionais que atuam no serviço de urgência/emergência, a Santa Casa de Valença acaba de inaugurar o ToLife, uma das soluções mais inovadoras para a classificação de risco no Pronto Socorro. Com essa nova tecnologia, o paciente do Pronto Socorro é classificado através de parâmetros físicos identificados, priorizando o atendimento aos casos mais graves, e não por ordem de chegada.

Durante quase seis meses, a equipe da Santa Casa passou por processo de capacitação para trabalhar com o equipamento, seguindo todos os critérios de segurança e domínio técnico. O To Life já está em fase de teste e o seu uso efetivo já se inicia neste mês de janeiro. Para orientar a sociedade, a instituição vai promover, a partir desse mês, uma campanha, orientando a população sobre o uso correto do Pronto Socorro, bem como sobre o Protocolo de Manchester e o seu método de classificação de risco por cores, utilizado universalmente.

O que muda a partir de agora?
Ao dar entrada na unidade de saúde, o paciente será recebido por um profissional, que realizará o registro e emitirá a ficha de atendimento. Em seguida, o paciente será encaminhado à classificação de risco, conforme o Protocolo de Manchester. Ao final da classificação, os pacientes serão divididos em 5 níveis de gravidade, representados pelas cores vermelho, laranja, amarelo, verde e azul. Após o tempo de espera determinado pela gravidade do paciente, ele é direcionado ao atendimento médico.

Para que serve o Pronto Socorro?
O Pronto Socorro é uma unidade equipada e treinada para atender casos de urgência e emergência – que proporcionem risco à vida. Em consequência do mau uso desta unidade, os pacientes com sintomas de casos leves, que deveriam ser atendidos nas unidades básicas ou com consultas agendadas, são submetidos a longos períodos de espera para atendimento. Além disso, o contingente de pacientes de casos leves torna o atendimento moroso para os pacientes graves que precisam de intervenção de emergência.

A consequência tem sido uma grande dificuldade em manter Pronto Atendimento funcionando adequadamente, seja pelo desordenamento do fluxo de atendimento, seja pela dificuldade de contratar profissionais médicos e enfermeiros. A Santa Casa de Misericórdia de Valença vem buscando o poder público, o ministério público e os órgãos reguladores da saúde municipal (secretaria municipal de saúde e conselho municipal de saúde) e estadual (SESAB) para, juntos, fazerem cumprir o sistema de referenciamento e contra referenciamento da rede SUS.

Entenda a classificação de risco:
As cores classificam por prioridade o atendimento no pronto socorro. Conheça o que cada uma delas significa:
Vermelho: Caracterizam-se como emergências. Risco imediato de perder a vida.
Atendimento = Imediato (0 minuto). 
Laranja: Caracterizam-se como muito urgente. Risco imediato de perda de função de órgãos ou membros. Atendimento = 10 minutos. 
Amarelo: É considerado urgente, mas com possibilidade de espera. Condição que pode se agravar sem atendimento. Atendimento = 60 minutos
Verde: É considerado pouco urgente. Baixo risco de agravo imediato à saúde. Atendimento = 120 minutos
Azul: pacientes não graves. Sem risco imediato de agravo à saúde. Atendimento: 240 minutos
(Camilla Oliveira)

Nenhum comentário:

Postar um comentário