IPTU 2024

segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Com cinema lotado e dezenas de crianças, Enseada encerra participação na Fliquinha 2014...

A boneca Zamília (Jamile Menezes) fez a alegria de todos
“Mas, mãe… Eu tenho medo de lobisomem”, disse Rodrigo dos Santos. Quando a história do “Homem que Virava Bicho e o Bicho que Virava Homem” começou a ser contada pela Boneca Zamília, um sorriso, ainda tímido, começou a nascer no rosto de Rodrigo. A manhã de sábado (2) reuniu no Cine TheatroCachoeirano, além dele, cerca de 150 crianças para o lançamento de mais um conto quilombola de Cachoeira produzido pela Enseada, em parceria com a empresa Brasil com Artes, durante a Festa Literária Internacional de Cachoeira (Flica).

A história do lobisomem prendeu a atenção do público e, contada por Zamília, divertiu até o Rodrigo. “Essa boneca é muito legal e engraçada. Agora acho que não tenho mais medo, porque ela me ajudou a ver que isso é imaginação e história de mentirinha. Estou me divertindo muito aqui e adorei as brincadeiras”, contou o menino, desta vez mais corajoso.

Jamile Menezes, a atriz que dá vida à Zamília, já trabalha com crianças há mais de um ano e vê na iniciativa da Enseada uma grande oportunidade de divulgar as histórias da região dos quilombos. “Temos coisas riquíssimas para serem contadas e as crianças precisam conhecer as histórias além da Disney. O trabalho do Estaleiro de promover essa cultura é muito interessante por várias razões, mas a principal delas é não deixá-la apenas na oralidade. Transformar tudo isso em livro é uma forma de valorizar essa tradição”, afirmou a arte-educadora.

Trabalho nos quilombos
Os contos quilombolas lançados durante a Flica são fruto de um extenso trabalho de pesquisa realizado pelo antropólogo Vilson Caetano, contratado pela Enseada. Além do livro de sábado, nesta edição foram lançadas também as publicações “A Mãe do Timbó” e “A Dona das Águas”.

A participação da Enseada foi encerrada neste domingo, quando centenas de crianças visitaram e se divertiram no estande da empresa, que contou com atividades educativas e lúdicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário