IPTU 2024

sábado, 17 de agosto de 2013

DIREC 5: FESTIVAIS 2013‏ - Festival Anual da Canção Estudantil - FACE

CENA da final do FACE 2011, na AABB de Valença
No dia 31 de agosto de 2013, acontecerá no Centro de Cultura de Valença, a partir das 8 da manhã, o maior evento anual promovido pela DIREC-05: a culminância dos projetos estruturantes, que vêm fazendo parte do currículo da rede estadual de ensino desde 2007 e tem ajudado a transformar a educação baiana pra melhor.

Música, Cinema, Arte, Literatura invadiram a rede de ensino na Bahia e tornaram a escola pública mais atrativa, interessante e divertida: é FACE, PROVE, AVE, TAL e EPA! Quer saber o que é cada projeto?

Então, hoje falaremos sobre o Festival Anual da Canção Estudantil - FACE

Criado em 2008, o Face é um projeto que possui natureza educativa, artística e cultural e promove o desenvolvimento das diversas expressões da arte (literária e musical) no currículo escolar, como orienta a Lei de Diretrizes e Bases (Lei 9394 de 20 de dezembro de 1996) e, mais recentemente, a Lei 11.769/2008 que institui o ensino de música nas escolas.

Com este projeto pretende-se, ainda, explorar o potencial educativo através da música, estimulando a musicalidade no ambiente escolar e a valorização das manifestações culturais regionais; promover um ambiente educacional prazeroso, no qual a cultura, a arte e a educação se expressem em sintonia com a juventude estudantil, estimulando os valores essenciais para a motivação do viver e para o rompimento com o modelo rígido de ensino e de aprendizagem ainda presentes na educação; além de integrar as distintas instâncias da Secretaria da Educação com outras secretarias.

O Face foi concebido para ser realizado em todas as escolas, com os estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio e equivalentes (Educação de Jovens e Adultos - EJA, Ensino Normal e Tecnológico), envolvendo, também, os professores, especialmente os de Artes, Língua Portuguesa e Literatura e de outras disciplinas afins, os artistas locais, as Diretorias Regionais de Educação (Direc) e os técnicos da Secretaria da Educação do Estado da Bahia.

O Face desenvolve-se em 3 fases: a criação musical e a realização de minifestivais escolares; os festivais regionais das Direc; o festival estadual da Secretaria da Educação, na cidade de Salvador. A produção musical é sistematizada sob a forma de Cancioneiro Estudantil e de CD e DVD com as canções estudantis.

Em 2012, o Face foi realizado em 1055 escolas da rede estadual, em 236 municípios do Estado da Bahia. Na fase estadual, o Face contou com a participação de mais de 5.000 estudantes e prestou homenagens aos artistas, poetas, músicos, compositores e sambistas da musicalidade brasileira/baiana, que resulta da mistura de todos os ritmos: o erudito, o popular, o samba, o rock, o forró e o arrocha.
(Ascom Direc 5)

Nenhum comentário:

Postar um comentário