IPTU 2024

terça-feira, 13 de agosto de 2013

Governo do Estado aprova local para construção do Frigorífico Regional de Valença‏...

Secretário de Transportes Hilarino Barreto e Saulo Fontes do Derba
O secretário de Transportes de Valença, Hilarino Barreto, esteve nesta segunda-feira (12) na sede do Departamento de Infraestrutura de Transportes da Bahia (Derba). Na oportunidade, o secretário se reuniu com Saulo Fontes, diretor da instituição, que liberou a carta anuência, documento que reconhece e autoriza procedimentos para construção do Frigorífico Matadouro Regional de Valença.

As instalações do frigorífico será edificada no km 02 da Rodovia BA 001 – sentido Valença-Taperoá. A contrapartida do município inclui a construção de pista de aceleração e desaceleração e terraplanagem da área, onde será implantado o equipamento. O Governo do Estado já publicou o Aviso de Licitação Nº 041/2013 – Concorrência Pública 023/2013, através da Secretaria de Desenvolvimento Urbano – SUCAB, para contratação de empresa visando a construção do frigorífico e abatedouro, cujas propostas serão abertas no próximo dia 16 de agosto.

Conforme o projeto, o frigorífico de Valença é um equipamento modular, com capacidade para abater 100 animais/dia.

A Bahia possui hoje 33 frigoríficos e mais 20 estão em processo de construção, sendo 13 pelo Estado, e mais sete pela iniciativa privada. Para a construção dos 13 matadouros frigoríficos, serão investidos cerca de R$ 26 milhões e mais R$ 17 milhões para compra de equipamentos. Os recursos são do Governo do Estado e do Governo federal, através dos ministérios da Agricultura (Mapa), e Desenvolvimento Agrário (MDA). 

A construção dos novos matadouros frigoríficos é parte do Projeto de Descentralização do Abate no Estado da Bahia, programa criado pela Seagri/Adab, com o objetivo de combater o abate clandestino, atender a demanda de municípios que não dispõem de frigoríficos e oferecer à população carne saudável e de qualidade.
(Ascom - Prefeitura de Valença)

Nenhum comentário:

Postar um comentário