IPTU 2024

quarta-feira, 20 de março de 2013

PROTESTO dos Estudantes de DIREITO da UNEB Campus XV-Valença

“Nós estudantes de direito da UNEB – CAMPUS XV, VALENÇA-BA, vimos por meio deste pedir aos senhores que tornem pública a nossa situação de preocupação, angústia, insatisfação, desrespeito e descompromisso da administração da UNEB como um todo para conosco, o corpo discente do campus.

No Campus XV atualmente funcionam dois cursos, pedagogia e direito, até a presente data as atividades da Universidade são desenvolvidas em um prédio alugado com péssimas instalações hidráulicas, elétricas e até mesmo pedagógicas. A sede própria do Campus teve a construção iniciada há mais de 6 anos, no entanto, já estando fora do orçamento inicial até hoje o prédio não foi entregue e encontra-se com várias irregularidades. Em dezembro de 2012, o reitor da UNEB, Lourisvaldo Valentim, veio pela primeira vez em Valença para uma reunião com todos da UNEB local e garantiu a entrega do prédio com condições de ocupação no dia 13 de janeiro de 2013, no entanto hoje, 20 de março de 2013, o prédio ainda não foi entregue e nenhuma satisfação foi dada por nenhum órgão ou funcionário desta instituição a respeito da falta do cumprimento deste prazo acima citado.

No mês de janeiro, mesmo sem a inspeção técnica para liberação do prédio, foi iniciada a mudança da maioria dos móveis, do prédio alugado para o prédio próprio. O novo prédio situado nas proximidades do Fórum, no bairro do Novo Horizonte, encontra-se sem instalações de telefone, internet e energia elétrica em alguns pontos. Com tal processo de mudança ficou impossibilitado o início do semestre, pois em um prédio não há mais móveis e no outro, para onde os móveis foram destinados, não tem condições de ocupação.

A grande questão é que aulas estavam marcadas para serem iniciadas dia 18 de março de 2013 e até agora ninguém da UNEB se pronunciou para dar uma satisfação, ou se quer avisou em tempo hábil a muitos dos alunos, que são de outras cidades, para que não viessem na expectativa de assistir as aulas. A situação caótica se estende por vários quesitos e aspectos, desde um prédio que foi projetado para ter um elevador para pessoas e teve instalado (sem explicação) um elevador de carga... ou um prédio que é projetado para corrente de 220 volts e é construído com instalações para 110 volts. Um prédio que já se gastou mais de 5,5 milhões de reais e até hoje não foi entregue e tem sua entrega sempre protelada.

Em forma de protesto e na tentativa de mobilização ou fazer tornar a nossa questão pública, os alunos do campus trocaram suas fotos do perfil no Facebook por fotos com nariz de palhaços. A direção do Campus XV teve exatamente 2 (dois) meses para providenciar junto aos órgãos competentes a instalação dos itens faltantes, bem como a vistoria técnica da obra. Mas não fez. Às vésperas do início do semestre letivo, convocam uma reunião departamental (sem conhecimento dos alunos) para informar que OS PALHAÇOS E PALHAÇAS não terão aula dia 18 de março de 2013.

Contamos com ajuda de vocês para que a nossa situação se torne de conhecimento público, pois nem ao menos sequer temos uma previsão para o início do semestre. Para maiores informações, pedimos aos senhores que tenham o prazer de visitar o prédio em “construção” e poderão vê e constatar vários problemas absurdos aqui não narrados”.

Alunos de Direito da UNEB – Campus XV

2 comentários:

  1. É um absurdo saber que poucos se importam com a educação pública. Infelizmente, no nosso país existe uma cultuação do "não saber" por parte dos governantes e da massa da população. E em Valença a situação ainda parece ser bem pior que nos outros lugares.Grande parte da população valenciana não sabem sequer aonde fica localizada a UNEB, muito menos os cursos que são oferecidos por ela... Políticos indiferentes encontramos aos montes aqui na cidade, políticos que sequer se interessam por questões como essa. Por que será??! Ontem fomos à Câmara de vereadores e convidamos todos os vereadores a participarem da Assembleia Geral, marcada para hoje, apareceu algum??! Apenas Reginaldo Araújo estava lá, os demais não "deram nem as caras". A Assembleia Geral aconteceu hoje, e, foi deliberado que as aulas se iniciarão na segunda-feira (25/03/13), mesmo sem haver uma estruturação adequada para isso. Mas quer saber? Nós, UNEBIANOS, QUEREMOS ESTUDAR, seja no prédio velho, seja no prédio novo, QUEREMOS ESTUDAR! É claro que queremos ter a nossa própria sede estrutura adequada para nos receber, mas se for esperar ela ficar 100% pronta, vamos ficar "sem teto" para colocar nossas cabeças pensantes, e se depender desses governantes ficaremos assim por um bom tempo: sem aulas, sem educação,sem escolas, sem professores, sem universitários... Talvez seja isso mesmo o que realmente eles queiram: pessoas ignorantes, que não tenham capacidade de ter opinião própria, pois assim serão mais fáceis de manipulá-las. Existem muitos outros problemas enfrentados pela UNEB, além desse estruturais tais como falta de professores e de livros, E não acaba por aí: além dos seus portões, os problemas são outros: a localização do novo campus é em local ermo, e necessita de uma boa iluminação pública nas suas proximidades a fim de se inibir a ação de salteadores; a acessibilidade se dá apenas por uma via (a rua da Schin- 1ª entrada à esquerda após a OAB), posto que as outras vias estão inviabilizadas por estarem sem pavimentação e iluminação; as vias estão com um matagal enorme, podendo facilitar a ação de meliantes; transporte coletivo de qualidade e com rigorosidade nos horários, já que Valença conta com um serviço ineficiente de transporte coletivo e vem causando muitos transtornos aos seus usuários; a via já iluminada, possui lâmpadas queimadas, e as que funcionam são de baixa luminosidade (poderiam ser trocadas por lâmpadas brancas, já que estas clareiam muito mais); e, por tudo acima exposto, segurança pública. Estamos cansados de receber de nossos governantes migalhas, quando estes poderiam nos oferecer muito mais, em troca de nosso tributos. Queremos melhorias em todos os aspectos! Queremos mudança! Queremos Educação! Comunidade valenciana, essa briga não é só nossa, essa briga é sua também, pois a UNEB é um patrimônio cultural de nossa cidade, é um bem público e devemos valorizá-la. Junte-se a nós nessa luta!

    Gilcimara França
    Graduanda em Direito
    II Semestre
    UNEB Campus XV

    ResponderExcluir
  2. A UNEB tem gestao própria o governo libera os recursos e a gestão de todas as universidades baianas estaduais são independente, tanto financeira como administrativa. Com certeza a questão da mudança depende da capacidade de gestão da direção da UNEB e da prefeitura para iluminar e pavimentar as ruas. Deve-se cobrar as pessoas certas e não atirar para todos os lados.

    ResponderExcluir